Acesso e inovação farmacêutica no mundo
Nesta seção do site do Instituto Medicamenta , você acompanha as principais novidades globais em inovação farmacêutica e acesso a medicamentos. Conteúdos selecionados e atualizados regularmente, incluindo:
- Avanços em IA, terapias inovadores, genéricos inéditos, biossimilares e biotecnologia.
- Tendências regulatórias e iniciativas para equidade no acesso à saúde.
Nosso objetivo: conectar o Brasil ao que há de mais avançado na ciência farmacêutica, democratizando o conhecimento para profissionais, pesquisadores e todos os interessados.
Explore agora e fique por dentro do futuro da medicina!
FDA Aprovações de Medicamentos Genéricos (Inéditos) em 2025
Ácido Pentetato de Tecnécio TC-99M Inj
Para exames de imagem cerebral em adultos.
Lidocaína Ads
Para alívio da dor associada à nevralgia pós-herpética (NPH) em adultos.
Apalutamida Comp
Para o tratamento de doentes com cancro da próstata metastático sensível à castração e cancro da próstata não metastático resistente à castração.
Bimatoprosta Sol Oft
Para a redução da pressão intraocular elevada em doentes com glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular.
Eluxadolina Comp
Para o tratamento da síndrome do intestino irritável com diarreia (SII-D).
Cloridrato de Buspirona Caps
Para o tratamento de perturbações de ansiedade ou o alívio a curto prazo dos sintomas de ansiedade.
Injeção de Fludeoxiglicose Inj
Para avaliação do metabolismo anormal da glicose, auxiliando na avaliação da malignidade em doentes com anormalidades conhecidas ou suspeitas detectadas por outros métodos de teste, ou em doentes com diagnóstico prévio de cancro.
Pralatrexato Inj
Para o tratamento de doentes com linfoma periférico de células T (LCTP) recidivado ou refratário.
Rivaroxabana Comp
Indicado para reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e embolia sistémica em doentes adultos com fibrilhação auricular não valvular.
Mercaptopurina Susp
Para o tratamento de doentes com leucemia linfoblástica aguda (LLA) como parte de um regime de manutenção com quimioterapia combinada.
Cloridrato de Fenilefrina Inj
Para o tratamento da hipotensão clinicamente importante resultante principalmente da vasodilatação em doentes sob anestesia.
Gadoteridol Inj
Indicado para ressonância magnética (RM) para visualizar: lesões com ruptura da barreira hematoencefálica e/ou vascularização anormal no cérebro (lesões intracranianas), coluna vertebral e tecidos associados em doentes adultos e pediátricos, incluindo recém-nascidos de termo.
Ácido Selenioso Inj
Indicado em doentes adultos e pediátricos como fonte de selénio para nutrição parentérica quando a nutrição oral ou entérica não é possível, é insuficiente ou está contraindicada.
Epinefrina Inj
Indicado para aumentar a pressão arterial média em doentes adultos com hipotensão associada a choque séptico.
Bosentana Comp para Susp
Para o tratamento da hipertensão arterial pulmonar (HAP) (Grupo 1 da OMS): em adultos para melhorar a capacidade de exercício e diminuir o agravamento clínico. Os estudos que estabeleceram a eficácia incluíram predominantemente doentes com sintomas de Classe Funcional II-IV da OMS e etiologias de HAP idiopática ou hereditária (60%), HAP associada a doenças do tecido conjuntivo (21%) e HAP associada a cardiopatia congénita com shunts da esquerda para a direita (18%).
Ivermectina Comp
Para o tratamento da estrongiloidíase intestinal (isto é, não disseminada) causada pelo nematódeo Strongyloides stercoralis.
Nimodipina Sol
Para a melhoria do prognóstico neurológico, reduzindo a incidência e a gravidade dos défices isquémicos em doentes adultos com hemorragia subaracnóide (HSA) resultante da rotura de aneurismas saculares intracranianos, independentemente da sua condição neurológica pós-ictus (i.e., graus I a V na escala de Hunt e Hess).
Azilsartan Medoxomil e Clortalidona Comp
Para o tratamento da hipertensão, com o objetivo de reduzir a pressão arterial.
Eltrombopag Olamina Comp
Para o tratamento da trombocitopenia em doentes adultos e pediátricos com idade igual ou superior a 1 ano, com trombocitopenia imune (PTI) persistente ou crónica, que apresentaram resposta insuficiente aos corticosteroides, imunoglobulinas ou esplenectomia.
Sulfato de Efedrina Inj
Para o tratamento da hipotensão clinicamente importante que ocorre no contexto da anestesia.
Mesna Comp
Como agente profilático na redução da incidência de cistite hemorrágica induzida por ifosfamida.
Regorafenib Comp
Para o tratamento de doentes com cancro colorretal metastático (CCR) que foram previamente tratados com quimioterapia à base de fluoropirimidina, oxaliplatina e irinotecano, terapêutica anti-VEGF e, se RAS selvagem, terapêutica anti-EGFR.
Esomeprazol Magnésio Susp
Para o tratamento de curta duração na cicatrização da esofagite erosiva (EE) em adultos e doentes pediátricos dos 12 aos 17 anos de idade.
Fitonadiona Inj
Para o tratamento dos seguintes distúrbios de coagulação, que são causados pela formação defeituosa dos fatores II, VII, IX e X, devido à deficiência de vitamina K ou à interferência na atividade da vitamina K: hipoprotrombinemia induzida por anticoagulantes, causada por derivados de cumarina ou indanediona.
